Paciente com necessidades especiais é todo usuário do serviço de saúde que apresenta uma ou mais limitações, temporárias ou permanentes, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser submetido a uma situação odontológica convencional. É importante destacar que esse conceito é amplo e abrange diversos casos que requerem atenção odontológica diferenciada. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
A porta de entrada de atenção aos pacientes com necessidades especiais é o Centro de Especialidades Odontológicas.
Os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas, que efetuará o atendimento e avaliará a necessidade ou não de atendimento hospitalar sob anestesia geral.
Pacientes com patologias sistêmicas crônicas, endócrino-metabólicas, alterações genéticas e outras, quando associadas ao distúrbio de comportamento, deverão ser encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas.
Pacientes com limitações motoras, deficiência visual, deficiência auditiva ou de fala deverão ser atendidos nos Centro de Especialidades Odontológicas.
Pacientes HIV positivos, pacientes com disfunção renal, defeitos congênitos ambientais e transplantados deverão ser atendidos nos Centro de Especialidades Odontológicas.