Questões de Concurso #923217
1
Q923217
Odontologia Código de Ética Odontológico e Legislação profissional
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Universidade de Pernambuco - UPE
Prova: UPE - UPE - Universidade Estadual de Pernambuco - Dentista
Sobre Ética Odontológica, dos direitos fundamentais do cirurgião-dentista, segundo suas atribuições específicas, resguardar o segredo profissional corresponde ao especial dever do sigilo. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
A
Para que exista infração ao dever do sigilo, não se faz necessária sua divulgação a toda a sociedade; basta simplesmente revelar a uma só pessoa.
B
Não é facultado ao cirurgião-dentista revelar informações a um colega, mesmo se tiverem como objetivo a troca de conhecimentos técnicos em benefício do paciente.
C
Quando houver a extinção da relação profissional com o paciente, é facultada ao cirurgião-dentista a quebra do dever do sigilo.
D
Resguardar o segredo profissional é conduta moral do juramento do cirurgião-dentista e não de normas legais, éticas e deontológicas, estabelecidas no seu código profissional.
E
Além do Código de Ética Odontológica, não há, na legislação pátria, o sigilo profissional como regra/princípio a ser respeitado sob pena de comunicações previstas em leis.