Imagem de fundo

Basicamente, estamos sempre educando para um mundo que ou já está fora dos eixos ou par...

Basicamente, estamos sempre educando para um mundo que ou já está fora dos eixos ou para aí caminha, pois é essa a situação humana básica, em que o mundo é criado por mãos mortais e serve de lar aos mortais durante tempo limitado. O mundo, visto que feito por mortais, se desgasta e, dado que seus habitantes mudam continuamente, corre o risco de tornar-se mortal como eles.


(Adaptado de: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro, 2003, p. 243)

A partir dos fundamentos filosóficos expressos no trecho,


A

é tarefa da educação transmitir os conhecimentos pelos quais a humanidade tem apreço, a fim de preservá-los ao longo das gerações.


B

a educação deve se transformar para se adequar, a cada geração, aos conhecimentos considerados relevantes pelas novas pessoas.


C

num mundo mortal, habitado por pessoas que mudam constantemente, a educação se torna limitada e se desgasta.


D

educar é tornar-se mortal, adequando-se a um mundo que em essência é mortal.


E

entre o passado e o futuro reside uma esperança de que as novas gerações construam um mundo imortal.