O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil...
Imagem de fundo

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil...

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Volume 3 – Conhecimento do Mundo afirma que “O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.” (BRASIL, 1998, p. 163). Assinale a alternativa correta em relação ao objetivo para as crianças de zero a três anos no que se refere a esse eixo de trabalho:


A

Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.


B

Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.


C

Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.


D

Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.


E

Utilizar, com ajuda do professor, de diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, livros, mapas etc.