Leia o texto a seguir.
Certa vez, os governos dos Estados da Virgínia e de Maryland, nos Estados Unidos, sugeriram aos índios que enviassem alguns de seus jovens para estudar nas escolas dos brancos. Na carta resposta, os indígenas agradeciam, recusando. Eis um trecho da carta dos indígenas: “Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana, e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não posamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles, homens”.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2002. p. 8-9. [Coleção Primeiros Passos]. (Adaptado).
Pela leitura da carta apresentada no texto, a reflexão sobre o papel da educação na sociedade é a de que:
a educação é um ato humano e que ocorre em todas as sociedades, visando construir habilidades previstas de acordo com as necessidades biológicas.
os educandos são previsíveis, se lhes forem apresentados estímulos e reforços adequados para que ocorra a aprendizagem.
a universalização de ensino pressupõe a construção do estudante universal, o que significa o nivelamento de suas diferenças.
o ensino precisa considerar que cada grupo possui o seu código cultural e que se encontra relacionado às necessidades sociais.