

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“Na concepção 'bancária' que estamos criticando, para a qual a educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos, não se verifica nem se pode verificar esta superação. Pelo contrário, refletindo a sociedade opressora, sendo dimensão da 'cultura do silêncio', a 'educação bancária', mantém e estimula a contradição”.
(FREIRE, 1975, p. 67.)
Considerando o trecho citado, é papel do educador e dos educandos EXCETO a alternativa:
o educador não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.
o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem.
o educador é o sujeito do processo; os educandos, meros objetos.
o educador é o que pensa; os educandos, os pensados.
o educador identifica a autoridade do saber com sua autoridade funcional, que opõe antagonicamente à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se às determinações daquele.