A escola das diferenças é a escola na perspectiva inclusiva, e sua pedagogia tem, como mote, questionar, colocar em dúvida, contrapor-se, discutir e reconstruir as práticas que, até então, têm mantido a exclusão por instituírem uma organização dos processos de ensino e de aprendizagem incontestáveis, impostos e firmados sobre a possibilidade de exclusão dos diferentes, à medida que estes são direcionados para ambientes educacionais à parte.
(Fonte: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. MEC, 2010).
Tomando como referência essa afirmação, podemos dizer que a escola comum se torna inclusiva quando
garante a matricula de alunos com deficiência, autismo e altas habilidades.
oferece o serviço de classes especiais em escolas comuns, visando à integração dos alunos com deficiência.
reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.
disponibiliza professores exclusivos para alunos com deficiência, autismo e altas habilidades.
tem uma arquitetura acessível com rampas, elevadores, portas alargadas e piso tátil.