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As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) determinam, desde...

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) determinam, desde 2009, que as instituições que atuam nessa etapa de ensino criem procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças. Esse processo não deve ter como objetivo a seleção, promoção ou classificação dos pequenos.


Analise a afirmação abaixo e assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S):


“Sabendo que cabe a cada instituição escolar definir o propósito das avaliações e as suas ferramentas, pode-se aplicar provas, mesmo para as crianças de 4 e 5 anos, pois se a intenção da avaliação for a de estabelecer um diagnóstico das aprendizagens para o professor, tanto faz a ferramenta, já que estará articulada à finalidade educativa”.


I- Esta afirmação é falsa, uma vez que, mesmo estando articulada às finalidades educativas da instituição, o educador não tem autonomia suficiente para escolher as ferramentas de avaliação que vai utilizar. Elas devem sempre estar alinhadas e de acordo com a proposta pedagógica da escola, independentemente do seu formato.

II- Esta afirmação é correta, uma vez que, se a intenção da avaliação não é classificar e promover juízo de valor, mas sim diagnosticar e identificar em que momento da aprendizagem as crianças se encontram, não importa a ferramenta utilizada, o professor pode utilizar-se de uma prova ou para chegar aos seus objetivos.

III- Esta afirmação é falsa, uma vez que existem ferramentas mais adequadas à faixa etária da Educação Infantil do que uma prova. Mesmo que a intenção do educador esteja alinhada à proposta pedagógica da escola e vise alcançar um diagnóstico dos processos de aprendizagem, ele pode recorrer a outras maneiras de atingir seus objetivos, começando pela observação apurada, pelo registro e pela reflexão, para, a partir daí, retomar seu planejamento, rever suas ações e replanejar de acordo com os desafios necessários para que as crianças avancem.

IV- Esta afirmação é correta, já que está implícito que a observação é um dos melhores instrumentos para se avaliar já que não é o momento para fiscalizar as crianças, e sim, trata-se da memória viva da prática pedagógica, pois é planejando as propostas com objetivos amplos e flexíveis que conseguimos avaliar as aprendizagens e os avanços da criança.

A

Apenas II

B

Apenas I

C

Apenas I e III

D

Apenas III

E

Apenas IV