Imagem de fundo

“A conquista dos objetivos propostos para o ensino...

“A conquista dos objetivos propostos para o ensino fundamental depende de uma prática educativa que tenha como eixo a formação de um cidadão autônomo e participativo. Nessa medida, os Parâmetros Curriculares Nacionais incluem orientações didáticas, que são subsídios à reflexão sobre como ensinar” (In: Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução – 1a a 4a série). Entre as orientações didáticas, uma considera o tempo como variável importante do processo de ensino aprendizagem. Sobre a organização do tempo na sala de aula os Parâmetros afirmam que


A

ao professor cabe criar situações em que o aluno possa realizar suas atividades construindo mecanismos de regulação que possibilitam decidir como melhor usar o tempo em sala de aula.


B

são importantes as atividades em que os alunos arbitrem livremente a respeito de como e quando atuar na escola, o que os levará a decidir e a vivenciar o resultado de suas decisões sobre o uso do tempo.


C

no terceiro e no quarto ciclos é interessante pensar que uma das maneiras de otimizar o tempo escolar é organizar aulas curtas, pois tendem a ser menos expositivas e mais participativas.


D

o professor, para favorecer a construção da autonomia, não deve definir taxativamente as atividades, nem o período de execução previsto, dentro do qual os alunos serão livres para tomar suas decisões.


E

a vivência do controle do tempo pelos alunos se insere dentro de limites criteriosamente estabelecidos pelo professor, que se tornarão menos restritivos à medida que o grupo desenvolva sua autonomia.