Para construir uma escola inclusiva é necessário entender e superar algumas visões preconcebidas que circulam em nossa sociedade. No trecho a seguir, a autora refere-se a um desses “mitos”.
Um dos muitos mitos que impedem a inclusão (não apenas de pessoas com deficiência, mas a diversidade no geral) é a ideia de que a escola comum suporta só até um certo grau de diferenças, pois crianças com deficiências podem ser um desafio grande demais para a escola. Sempre que organizamos atividades de formação, misturamos professores da sala de aula comum, coordenador, diretor e professor especializado. Por que misturar essas pessoas? Porque a inclusão não acontece na sala da AEE (Atendimento Educacional Especializado), não acontece em ambientes segregados. Ela acontece na escola, e na sala de aula com todo mundo (e suas diferenças).
GARCEZ, Liliane. Entenda os mitos que afastam o Brasil de ter uma escola inclusiva e melhor para todos, apud https://todospelaeducacao.org.br Adaptado.
Assinale a opção que identifica corretamente o “mito” ao qual o trecho se refere.
A deficiência é um atributo da pessoa.
Apenas especialistas podem ensinar pessoas com deficiência.
Pessoas com deficiência necessitam de atenção e de escolas especiais.
A supervisão médica é mais importante do que a pedagógica na educação especial.
A inclusão de pessoas com deficiência só pode ocorrer se a escola estiver completamente adaptada.