Para Vigotski (1996), a linguagem é o sistema simbólico de todos os grupos humanos, instrumento psicológico que possibilita compartilhar e interpretar os objetos, as relações e o cotidiano, e constitui-se na síntese, na sistematização da experiência vivida, por meio do sistema de signos com seus significados. Desse modo, as instituições de Educação Infantil se constituem:
Como ambientes privilegiados de práticas culturais que dialogam, pois, a linguagem é instrumento de ação no mundo que incide sobre o outro e nos constitui humanos.
Como ambientes de consolidação de neologismos, pois, a linguagem é instrumento de ação no mundo que incide sobre o outro e nos constitui humanos.
Como ambientes de consolidação de neologismos, pois, a linguagem é instrumento de reação no mundo que incide sobre o outro e nos constitui humanos.
Como ambientes privilegiados de transmissão de conhecimentos, pois, a linguagem é instrumento de ação no mundo que incide sobre o outro e nos constitui humanos.
Como ambientes privilegiados de práticas culturais que dialogam, pois, a linguagem é instrumento de ação no mundo que por não incidir sobre o outro e nos constitui humanos.