

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Entre as dificuldades experimentadas pelas universidades públicas na oferta de programas de Educação a distância de qualidade, Mill (2016) destaca as seguintes: imposição do limite de 20% da carga horária dos cursos de graduação presenciais para virtualização, desrespeitando a autonomia universitária, falta de apoio técnico-pedagógico para docentes interessados nesse tipo de oferta, falta de quadros docentes efetivos que pesquisam e ofertam EaD, entre outros. De acordo com o autor, esses problemas poderiam ser minimizados, fundamentalmente, se:
A EaD pudesse contar com mais recursos oriundos dos Ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia e Economia.
A EaD fosse pensada como estratégia eficiente de ampliação da oferta de vagas de acesso ao Ensino Superior cumprindo meta do Plano Nacional de Educação.
A EaD superasse a fragmentação da atuação docente, integrando e valorizando o profissional com formação e experiência nessa modalidade de ensino.
A EaD fosse institucionalizada nas universidades públicas e superasse o status de programa transitório ofertado por meio de Editais temporários de financiamento.