Imagem de fundo

Partimos do pressuposto que a educação é um valor básico e...

Partimos do pressuposto que a educação é um valor básico e necessário para a justiça social e que o acesso a ela é garantido em lei. Deparamo-nos constantemente com discussões em torno do fracasso escolar, suas causas e consequências. Leia as afirmativas que se referem a esta situação:


I- Um professor pedagogicamente e politicamente posicionado busca atuar positivamente no aprendizado de seus alunos, pois se preocupa com eles, se dedica a auxiliá-los, utiliza diferentes metodologias e materiais. Um professor reflexivo faz escolhas positivas para ajudar os alunos a progredirem e aprender.

II- O fracasso escolar é o termo utilizado para caracterizar aquelas crianças que não aprendem porque tem problemas em casa, são desajustadas, distraídas ou rebeldes. Elas não alcançam o sucesso na escola e acabam por abandoná-las quando tais dificuldades aumentam.

III- Muitas são as causas atribuídas ao fracasso escolar, dentre elas podemos citar: problemas de aprendizagem, contexto familiar e sociocultural, falhas no processo de ensino e aprendizagem. Para auxiliar estes alunos é fundamental um trabalho coletivo da escola e da família buscando vencer esta problemática.

IV- O fracasso escolar se refere indubitavelmente à atuação do docente no contexto educativo. Se este não se esforça em chamar a atenção do aluno, colocar regras e limites dificilmente apontará ao mesmo ferramentas de aprendizado eficiente.


Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:


A

Somente a alternativa I e II.


B

Somente as alternativas III e IV.


C

Somente as alternativas I, II e III.


D

Somente as alternativas I e III.


E

Somente as alternativas II e IV.