Imagem de fundo

Leia abaixo: “(...) tanto alunos quanto professores estão...

Leia abaixo:


“(...) tanto alunos quanto professores estão insatisfeitos com relação à avaliação. Avaliamos 20% do formativo e 80% do cognitivo. Formativo é: interesse, participação, assiduidade, pontualidade. Até nisso temos divergências, por exemplo, a participação. Alguns alunos participam quando você solicita, eles respondem e alguns professores consideram como aluno participante. Outros consideram que só a oralidade é participação... Os alunos reclamam muito desse aspecto... Mesmo com essas dificuldades, os professores preferem continuar com os aspectos formativos. Não querem só a avaliação cognitiva.” (VILLAS BOAS, B.M. DE F. A avaliação nos cursos de formação de profissionais da educação no Distrito Federal: Confronto entre a teoria e a prática. Relatório de pesquisa, UnB, 2000.)


As conclusões obtidas são que as avaliações formativas são bem aceitas por alunos e professores por permitirem:


A

Que o aluno use o que adquiriu de conhecimento voltado para as situações práticas do dia-a-dia e na rotina escolar.


B

Beneficiar não só os alunos com facilidade nas matérias, mas também àqueles que buscam e se interessam pela aula e com isso conseguem aumentar o próprio rendimento.


C

Que os professores não tenham que desenvolver atividades avaliativas, podendo focar somente no envolvimento dos alunos com os temas apresentados.


D

Romper com padrões ultrapassados de sistemas de avaliação que não trazem benefı́cios aos alunos, nem permitem aos professores compreender as dificuldades dos mesmos.