Imagem de fundo

Ancorados na pedagogia Histórico-crítica (Fonseca, Cabelo e...

Ancorados na pedagogia Histórico-crítica (Fonseca, Cabelo e Oliveira, 2016), o desafio é promover a possibilidade de acesso das crianças e adolescentes com algum tipo de privação aos significados culturais desenvolvidos pelo homem (por questões físicas, cognitivas, sensoriais e/ou sociais), sendo fundamental preservar e promover no processo educativo:


A

Uma educação inclusiva, na possibilidade da inserção estrutural, restabelecendo a coerência entre a razão e a ação, rompido pela exclusão social.


B

A ideia de que a escola não consegue interferir na forma injusta, antidemocrática e discriminatória com que a sociedade capitalista funciona.


C

As condições mais plenas de acessibilidade e trânsito social do aluno potencialmente ameaçado, pelos seus estados individuais, de segregação ou não interação com os significados já objetivados culturalmente, e compartilhados pelo grupo social, postulados pela Educação Inclusiva.


D

As condições estruturais de acessibilidade, pois atualmente esse aspecto será suficiente para pensar na escola pública inclusiva, já que para receber sujeitos educativos com deficiências, não há necessidade de readequação curricular.