Sobre as três concepções históricas do conhecimento humano: inatista, ambientalista e interacionista, verifique as sentenças a seguir.
I. Para o Empirismo, o desenvolvimento é pré-requisito para a aprendizagem.
II. A abordagem Inatista privilegia a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento.
III. Na abordagem Interacionista, o processo de aprender se assegura com a participação interativa de professor e aluno, porém o aprendiz autoconstrói sua aprendizagem.
IV. O Inatismo dá ênfase às práticas pedagógicas baseadas no assistencialismo, conservadorismo, diretivismo, tecnicismo: ensino bom é igual à aprendizagem boa.
V. O Interacionismo indica que o homem transforma e é transformado nas relações culturais.
VI. A concepção Ambientalista valoriza o papel da escola, em particular, e da sociedade, em geral, do ponto de vista individual (para o desenvolvimento pessoal) e do ponto de vista social (para o desenvolvimento da própria sociedade).
VII. Para o Inatismo, a educação não contribui para o desenvolvimento, já que tudo está determinado biologicamente.
VIII. As características individuais são determinadas por fatores externos ao indivíduo e não necessariamente pelas condições biológicas na concepção Ambientalista.
Marque a opção CORRETA.
São verdadeiras as alternativas I, II, III, IV e V.
São verdadeiras as alternativas I, II, III, V, VII e VIII.
São verdadeiras as alternativas II, IV, VI, VII.
São verdadeiras as alternativas III, IV, V e VIII.
São verdadeiras as alternativas III, V, VII e VIII.