Imagem de fundo

Sobre as três concepções históricas do conhecimento humano: inatista, ambientalista e i...

Sobre as três concepções históricas do conhecimento humano: inatista, ambientalista e interacionista, verifique as sentenças a seguir.


I. Para o Empirismo, o desenvolvimento é pré-requisito para a aprendizagem.

II. A abordagem Inatista privilegia a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento.

III. Na abordagem Interacionista, o processo de aprender se assegura com a participação interativa de professor e aluno, porém o aprendiz autoconstrói sua aprendizagem.

IV. O Inatismo dá ênfase às práticas pedagógicas baseadas no assistencialismo, conservadorismo, diretivismo, tecnicismo: ensino bom é igual à aprendizagem boa.

V. O Interacionismo indica que o homem transforma e é transformado nas relações culturais.

VI. A concepção Ambientalista valoriza o papel da escola, em particular, e da sociedade, em geral, do ponto de vista individual (para o desenvolvimento pessoal) e do ponto de vista social (para o desenvolvimento da própria sociedade).

VII. Para o Inatismo, a educação não contribui para o desenvolvimento, já que tudo está determinado biologicamente.

VIII. As características individuais são determinadas por fatores externos ao indivíduo e não necessariamente pelas condições biológicas na concepção Ambientalista.


Marque a opção CORRETA.

A

São verdadeiras as alternativas I, II, III, IV e V.

B

São verdadeiras as alternativas I, II, III, V, VII e VIII.

C

São verdadeiras as alternativas II, IV, VI, VII.

D

São verdadeiras as alternativas III, IV, V e VIII.

E

São verdadeiras as alternativas III, V, VII e VIII.