Imagem de fundo

A literatura sobre alfabetização científica nos informa que...

A literatura sobre alfabetização científica nos informa que a partir dela devemos construir o conhecimento para entender os resultados divulgados pela ciência.


Assim, precisamos conhecer não somente fatos, conceitos e teorias científicas, mas também um pouco sobre a história e a filosofia das ciências. Lúcia Helena Sasseron indica os eixos que são capazes de fornecer bases suficientes e necessárias de serem consideradas no momento da elaboração e do planejamento de aulas e propostas pedagógicas visando à alfabetização científica, que estão listados nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.


A

compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais


B

compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática


C

compreensão do conhecimento aprofundado e específico das ciências biológicas, suas estruturas e seu modus operandi no currículo dos anos iniciais


D

entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente