

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Analise o excerto abaixo para resolução das questões 32 e 33
“A Educação Superior brasileira manteve a tendência de crescimento nos números de matriculados, ingressantes e concluintes, no ano de 2020. Dados do censo revelam que houve manutenção e relativa alta dessas estatísticas. Em 2020, mais de 8,6 milhões de matrículas foram registradas, sendo 1,2 milhão de concluintes. Ao todo, 3,7 milhões de estudantes ingressaram em um curso de graduação no ano de referência da pesquisa. O levantamento constatou, ainda, que 323.376 professores atuaram no nível educacional. Foram registradas 2.457 instituições de Educação Superior no Brasil. Dessas, 2.153 (87,6%) são privadas e 304 (12,4%), públicas. As instituições privadas registraram 3,2 milhões de ingressantes, o que corresponde a 86% do total.”
(Fonte: https://www.gov.br/inep/ptbr/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/inep-apresenta-resultados-docenso-superior-2020-ao-cne; acesso em 05 de maio de 2022).
Trata-se de indicadores de acesso, os quais SE CONTRAPÕEM ao projeto de universidade pública e gratuita expresso e justificado:
ao ideal humanista de educação.
à articulação de favorecimento e financiamento entre Estado e iniciativa privada.
ao vínculo entre trabalho e educação.
à formação integral do todos os indivíduos.
à formação científica e tecnológica.