

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 2.
TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)
-
TDAH é um distúrbio neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade. Esses sinais devem obrigatoriamente manifestar-se na infância, mas podem perdurar por toda a vida, se não forem devidamente reconhecidos e tratados. O distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos. A dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e a agitação motora que caracterizam a síndrome podem prejudicar o aproveitamento escolar e ser responsável por rótulos depreciativos que não correspondem ao potencial psicopedagógico dessas crianças. TDAH não é uma doença nova. Já foi descrita em meados do século 19 e sua frequência é igual em todo o mundo.
Estudos apontam a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro como as principais causas do transtorno do déficit de atenção. Algumas pesquisas indicam que fatores ambientais e neurológicos podem estar envolvidos, mas ainda não há consenso sobre o assunto.
Desatenção, hiperatividade e comportamento impulsivo são sintomas do TDAH com reflexos negativos no convívio social e familiar, assim como no desempenho escolar ou profissional dos portadores do transtorno. Esses sintomas podem manifestar-se em diferentes graus de comprometimento e intensidade.
-
Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br
O desenvolvimento do trabalho com os alunos do maternal I da Creche Mariquinha Masson - SP iniciou-se com uma roda de conversa, na qual a professora Marici conduziu as crianças à uma conscientização sobre a importância e os cuidados relativos ao lugar que vivemos, ou seja, o meio ambiente. Esta conversa foi direcionada em uma linguagem dentro da realidade das crianças e após muita interatividade e diálogo a professora deu início a primeira atividade concreta; uma história contada, construída e ilustrada. Após todo conteúdo já estar ilustrado e exposto, a professora iniciou uma segunda atividade, na qual os próprios alunos poderiam construir e entender melhor cada item ilustrado na primeira atividade da história ilustrada. Assim, ela trouxe um recorte do tronco de árvore em papel cartão marrom, folhinhas já recortadas em papel verde, uma copa de árvore recortada em cartolina e círculos laranja recortados em papel. Depois de organizar os alunos, explicou a importância das árvores para nossas vidas e direcionou a colagem de cada item até compor a árvore toda. Depois, explicou que a árvore nos dá o ar que respiramos, a sombra e os frutos.
-
Fonte: https://www.bariri.sp.gov.br (modificado).
-
O meio ambiente está diretamente interligado com vida dos seres humanos, portanto, não poderia deixar de ser trabalhado mesmo no maternal. De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde tem-se uma seção específica para Educação Infantil e com base no texto acima, qual é o eixo norteador que mais se assemelha a questão tratada no texto? Marque a alternativa CORRETA.
Brincar cotidianamente de diversas formas e diversificando seu acesso a produções culturais, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento.
Expressar por meio de diferentes linguagens.
Explorar histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a ciência e a tecnologia.