

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com vistas à construção de um paradigma contemporâneo de educação integral, Moll (2009) redigiu um documento destinado a orientar o debate nacional sobre o tema. Segundo as proposições da autora no referido texto, é correto afirmar que a educação integral deve
proporcionar uma formação ampliada e embasada no nacionalismo cívico, na espiritualidade e na disciplina, fundamentos essenciais à integração do indivíduo na sociedade contemporânea.
opor-se às políticas redistributivas de combate à pobreza, refutando as correlações historicamente estabelecidas entre vulnerabilidade social e baixo rendimento escolar.
fortalecer o caráter assistencialista das políticas públicas, priorizando o acolhimento e atividades complementares que assegurem a finalidade prioritária da escolarização como prática compensatória.
pautar-se pela lógica da divisão em turnos, garantindo a diferenciação delimitada entre um tempo de escolarização formal e um tempo não pautado por compromissos educativos.
estar inscrita no amplo campo das políticas sociais, mas sem perder de vista sua especificidade em relação às políticas educacionais dirigidas às crianças, aos jovens e aos adultos.
Sobre a História da Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA.
O ideário higienista do século XX transformou as instituições infantis em espaços de controle do corpo e medicalização da infância.
As origens da educação infantil no Brasil, no século XIX, tinham caráter predominantemente assistencial e estavam vinculadas à Igreja Católica e a iniciativas filantrópicas.
A Constituição Federal de 1988 representou um marco ao estabelecer a educação infantil como direito da criança e dever do Estado.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) integrou a creche e a pré-escola à educação básica, superando a visão assistencialista.
As universidades brasileiras foram as principais responsáveis pela criação e manutenção das primeiras creches no Brasil no período imperial.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, lançado em 1932, representou um marco na disputa ideológica educacional brasileira, contrapondo-se ao conservadorismo católico e defendendo a reconstrução educacional do país sob bases científicas. O documento, assinado por intelectuais como Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, propunha uma educação pública como dever do Estado, laica e baseada na escola única, visando superar o caráter dualista do sistema de ensino vigente. Considerando os princípios filosóficos e políticos defendidos nesse documento histórico, assinale a alternativa correta.
Advogava pela privatização gradual do sistema de ensino secundário e superior, argumentando que o Estado deveria concentrar seus recursos e esforços exclusivamente na erradicação do analfabetismo e na expansão do ensino primário para as camadas populares.
Propunha a manutenção do ensino religioso obrigatório nas escolas públicas como forma de garantir a moralidade cívica, alinhando-se às demandas da Igreja Católica para frear o avanço das ideologias comunistas e assegurar a ordem social no período getulista.
Defendia a laicidade do ensino público, a coeducação dos sexos e a escola única, compreendida como a garantia de igualdade de oportunidades educacionais para todos os cidadãos, independentemente de sua origem social, rompendo com a diferenciação entre ensino propedêutico para a elite e profissional para o povo.
Priorizava a formação estritamente técnica e manual para as classes trabalhadoras, defendendo que a escola deveria funcionar como um anexo das fábricas para impulsionar a industrialização nascente, sem preocupação com a formação humanística ou política desses indivíduos.
De acordo com o Parecer CNE/CP 8/2012, a formação crítica diz respeito ao exercício de juízos reflexivos sobre as relações entre os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos, promovendo práticas institucionais coerentes com os:
Direitos Humanos.
Princípios do lucro empresarial.
Interesses exclusivos de grupos governamentais.
Tradições escolares homogeneizantes.
Regras internas de competição entre alunos.
A organização pedagógica implementada pela Companhia de Jesus no Brasil colonial não se limitava à catequese indígena, mas estruturava-se a partir de um modelo sistemático de ensino, com definição de conteúdos, métodos, hierarquias docentes, organização de classes e progressão curricular. Esse documento normativo consolidou, no final do século XVI, as diretrizes educacionais da ordem, padronizando práticas didáticas em seus colégios na Europa e nas colônias, inclusive no Brasil.
Assinale a alternativa que identifica corretamente esse documento estruturador do ensino jesuítico.
Diretório dos Índios.
Plano Geral das Aulas Régias.
Ratio Studiorum.
Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia.
Alvará Régio de 1759.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), no contexto da Educação Básica, constituem referenciais normativos fundamentais para a garantia do direito à educação, da qualidade social do ensino e da organização curricular comprometida com princípios éticos, políticos e estéticos. Na atuação do coordenador pedagógico, essas diretrizes orientam a articulação entre o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o currículo e as práticas docentes, respeitando a diversidade, a autonomia dos sistemas de ensino e as especificidades dos territórios educativos.
Analisando o cotidiano escolar, assinale a alternativa correta.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica estabelecem, de forma minuciosa, os conteúdos, métodos e instrumentos avaliativos que devem ser adotados uniformemente por todas as escolas brasileiras.
As DCNs orientam a organização curricular e pedagógica da Educação Básica, assegurando princípios como equidade, diversidade e qualidade social da educação, e subsidiam a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico.
A implementação das DCNs ocorre exclusivamente no âmbito da sala de aula, sendo desnecessária a mediação do coordenador pedagógico na articulação entre diretrizes, currículo e prática docente.
As DCNs da Educação Básica limitam-se à definição da Base Nacional Comum Curricular, não contemplando dimensões éticas, políticas e estéticas da formação humana.
As Diretrizes Curriculares Nacionais possuem caráter orientador facultativo, podendo ser substituídas por currículos institucionais sem vinculação às normativas nacionais.
Na reunião pedagógica, a equipe defendeu um trabalho guiado por metas operacionais, sequências padronizadas, materiais instrucionais e controle de rendimento por desempenho. Esse desenho se aproxima do projeto pedagógico:
tradicional, com centralidade na exposição do professor e valorização do conteúdo como referência principal do estudo.
escola nova, com centralidade na experiência do aluno e valorização de atividades por interesse e descoberta no cotidiano.
tecnicista, com metas observáveis, padronização de procedimentos e avaliação por resultados, buscando eficiência no processo.
progressista, com problematização da realidade e diálogo, articulando conteúdo e participação social na formação do estudante.
De acordo com o Parecer CNE/CP nº 8/2012, que fundamenta as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, um dos principais objetivos da defesa dos Direitos Humanos é:
Assegurar o respeito às normas jurídicas internacionais, priorizando a soberania nacional sobre os direitos individuais.
Promover a universalização do acesso ao ensino superior, como única forma de qualificação profissional para a cidadania.
Focar exclusivamente na proteção das minorias, delegando às instituições privadas a responsabilidade pela formação cívica da maioria.
A construção de sociedades que valorizem e desenvolvam condições para a garantia da dignidade humana.
A implementação de medidas socioeducativas rigorosas, visando unicamente à punição e à prevenção de atos infracionais.
Situação hipotética: Uma instituição de ensino utiliza o lúdico como ferramenta principal para o ensino de conceitos matemáticos na Educação Infantil. Assertiva: Essa abordagem contraria as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, que priorizam a instrução formal de conteúdos acadêmicos nesse estágio.
Certo
Errado
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que o trabalho com múltiplas linguagens deve ser iniciado desde a Educação Infantil, envolvendo diferentes formas de expressão (oral, escrita, corporal, gestual, visual, musical, entre outras. Considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento apresentados no documento, assinale a alternativa incorreta:
O trabalho com múltiplas linguagens na Educação Infantil possibilita que as crianças expressem ideias, desejos e sentimentos, por meio da oralidade, da escrita espontânea, de desenhos, fotos e outras formas de expressão.
A exploração de rimas, aliterações e ritmos em cantigas, poemas e músicas contribui para o desenvolvimento da sensibilidade sonora e da criatividade infantil.
O uso de diferentes portadores textuais (livros, revistas, gibis, cartazes, jornais, tablets, etc.) deve ser limitado às crianças que já demonstram domínio da linguagem escrita, para não gerar confusão na aprendizagem.
O reconto de histórias, a criação coletiva de roteiros e encenações, bem como a produção de narrativas orais ou escritas, são formas de ampliar as experiências linguísticas e criativas das crianças.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu Artigo 4º, definem a criança como “sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009). Com base nesse conceito de criança e de estudos realizados sobre a infância, julgue as assertivas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Rousseau (1999) defende a infância como um momento específico da vida, em que as crianças não tem características próprias. Assim sendo, para ele, o adulto deve saber elaborar um projeto de educação voltado para a sua formação cidadã, o que o faz se distanciar de um desenvolvimento natural da criança.
( ) De acordo com Sarmento e Pinto (1997), crianças existiram sempre, desde o primeiro ser humano, e a infância como construção social — a propósito da qual se construiu um conjunto de representações sociais e de crenças e para a qual se estruturam dispositivos de socialização e controle que a instituíram como categoria social própria – existe desde os séculos XVII e XVIII.
( ) Para Kuhlmann Jr. (1998), é preciso considerar a infância como uma condição da criança. Um conjunto de experiências vividas por ela em diferentes lugares históricos, geográficos e sociais é muito mais do que uma representação dos adultos sobre esta fase da vida. É preciso conhecer as representações de infância, e considerar as crianças concretas, localizá-las nas relações sociais, etc, reconhecê-las como produtoras da história.
( ) A pesquisa de Ariès (1981) mostrou que as crianças, até o século XVII, eram tratadas como se não tivessem características nem necessidades próprias, o que implica em uma ausência de uma particularidade da infância. Essa concepção vem se modificando assim como se transformam as sociedades.
( ) Em se tratando da história social da infância, no Brasil, não era muito diferente da história escrita por europeus. Vários estudos têm afirmado que essa distinção ficava muito clara no Brasil Colonial e Imperial, em que a exploração do trabalho de crianças indígenas e africanas era aceita por toda sociedade, pois não existia o sentimento de infância.
Após análise, conclui-se que a sequência correta é:
F – V – V – V – V.
V – V – V – F – V.
F – V – V – V – F.
V – V – V – V – F.
F – V – F – V – V.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) definem os eixos estruturantes das práticas pedagógicas que devem guiar a execução do trabalho docente no dia a dia. Para promover o desenvolvimento integral da criança no laboratório pedagógico, o professor deve organizar sua prática baseando-se fundamentalmente em dois eixos. Assinale a alternativa correta.
A leitura e a escrita formal.
As interações e a brincadeira.
O repouso e a alimentação controlada.
A cópia do quadro e a memorização.
A disciplina e a obediência cega.
Uma equipe pedagógica de uma escola de Educação Infantil decide reorganizar seu currículo, substituindo uma lista fixa de conteúdos por propostas estruturadas em campos de experiência. Durante esse processo, emerge um debate sobre o lugar das crianças na construção curricular, especialmente quanto à consideração de suas interações, produções simbólicas e formas próprias de significar o mundo. Diante dessa situação, a decisão pedagógica mais consistente seria:
Estruturar o currículo a partir de uma seleção prévia e hierarquizada de conteúdos culturais considerados essenciais, admitindo a incorporação das experiências infantis apenas como estratégia metodológica de facilitação da aprendizagem.
Organizar o currículo com base em demandas institucionais e expectativas sociais externas, incorporando as manifestações infantis de modo secundário, desde que não comprometam os objetivos previamente estabelecidos.
Privilegiar a livre manifestação das crianças como princípio absoluto, minimizando a intervenção docente para evitar interferências nos processos espontâneos de construção de conhecimento.
Reconhecer as crianças como sujeitos ativos na produção de cultura e sentidos, tomando suas ações, interações e formas de expressão como elementos constitutivos do currículo a serem interpretados e ressignificados pedagogicamente.
De acordo com a Constituição Federal, no que diz respeito ao dever do Estado com a educação e à organização do ensino, assinale a alternativa correta:
A educação básica pública atenderá exclusivamente ao ensino especial.
A educação básica pública atenderá prioritariamente ao ensino regular.
A educação básica pública atenderá exclusivamente à educação infantil.
O atendimento no ensino regular é opcional para o poder público.
A educação básica pública atenderá prioritariamente ao ensino superior.
As Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN’s orientam os sistemas de ensino com base em princípios básicos, os quais se definem de maneira CORRETA:
Apenas em parâmetros administrativos.
Exclusivamente em avaliações externas.
Nos princípios constitucionais e legais da educação nacional.
Em regulamentos municipais isolados.
Apenas em indicadores econômicos.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Espera-se [...] que o estudo da Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais possa contribuir para o delineamento do _____________ dos jovens alunos, de modo que eles compreendam a produção social do espaço e a transformação do espaço em território usado. Anseia-se, também, que entendam o papel do ____________ em um período histórico cuja inovação tecnológica é responsável por grandes transformações ____________, acentuando ainda mais a necessidade de que possam conjecturar as alternativas de uso do território e as possibilidades de seus próprios projetos para o futuro. Espera-se, também, que, nesses estudos, sejam utilizadas diferentes representações ______________ e linguagens para que os estudantes possam, por meio delas, entender o território, as territorialidades e o ordenamento territorial em diferentes escalas de análise” (BNCC, 2018).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
projeto de vida – Estado-nação – socioespaciais – cartográficas
projeto de vida – governo – socioespaciais – políticas
ensino – Estado-nação – econômicas – sociais
aprendizado – país – socioeconômicas – cartográficas
Na Educação Básica, segundo o art. 6º da Resolução CNE/CEB nº 4/2010, devem ser consideradas de forma inseparável as dimensões do:
Educar e cuidar.
Avaliar e classificar.
Aprender e repetir.
Obedecer e memorizar.
De acordo com as Diretrizes Curriculares (2009), as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para a recepção das crianças e famílias no momento do ingresso e a avaliação das crianças deve ser realizada mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças. Identifique o período citado e analise o processo de retenção das crianças. Qual das alternativas corresponde ao que é proposto pelo documento?
Processo de Adaptação e Proibição da retenção.
Período de Prova e Permitido se aos 5 anos a criança não souber ler.
Matrícula compulsória e Obrigatória para crianças da Educação Especial.
Período de Prova e Proibição da retenção.
Processo de Adaptação e Permitido se aos 5 anos a criança não souber ler.
Para a etapa da Educação Infantil, a BNCC estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e de se desenvolver. Fazem parte desses direitos, EXCETO:
Conhecer-se.
Conviver.
Competir.
Participar.
O princípio da indissociabilidade entre o cuidar e o educar, estabelecido pelas DCNEI, significa que as práticas pedagógicas devem incorporar as rotinas de cuidado, como alimentação e higiene, transformando-as em momentos privilegiados de aprendizagem, interação e construção da autonomia.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.