

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Autores como Libâneo tratam da gestão a partir de uma concepção sociocrítica que considera o caráter intencional das ações dos gestores e as interações sociais que se estabelecem com o contexto sócio-político, nas formas democráticas de tomada de decisões.
Nessa concepção, compreende-se a gestão como um sistema que
exerce o princípio da autonomia, sem que sejam estabelecidos vínculos mais estreitos com a comunidade educativa.
centraliza meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização e envolve aspectos gerenciais e técnico-administrativos.
apresenta a participação e a autonomia como fatores extrínsecos para que a escola construa um espaço de gestão escolar democrática.
pratica a descentralização acompanhada de processos que padronizam os procedimentos administrativos e pedagógicos e, ao mesmo tempo, com a finalidade de centralizar ações na figura do gestor.
agrega pessoas, e cujo processo de tomada de decisões se dá coletivamente, possibilitando aos membros do grupo discussão e deliberação conjunta.