Imagem de fundo

A perspectiva piagetiana considera que os jogos coletivos...

A perspectiva piagetiana considera que os jogos coletivos seriam paradigmáticos para a compreensão do desenvolvimento da moralidade humana. Nesse sentido, Piaget destacou três etapas no processo de evolução da compreensão de regras em jogos coletivos e as transpôs para o entendimento do desenvolvimento do juízo moral na criança. A partir do que afirma Yves de La Taille (In: Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão) a esse respeito, assinale a alternativa que indica corretamente a definição de uma dessas três etapas.


A

Isonomia é a etapa caracterizada pela indistinção individual quanto ao exercício da autoridade.


B

Anomia é a etapa caracterizada pela ausência de julgamento moral, o que se reflete na obediência estrita às regras coletivas.


C

Heteronomia é a etapa caracterizada pela não obediência às regras coletivas, prevalecendo os interesses individuais.


D

Dicotomia é a etapa caracterizada pela relação dualista no estabelecimento de regras morais, em que a criança obedece ao que determina seu par adulto.


E

Autonomia é a etapa caracterizada pela compreensão ao respeito pelas regras a partir de mútuos acordos coletivos.