O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é a expressão de autonomia da escola, no sentido de formular e executar sua proposta de trabalho. É um documento juridicamente reconhecido, que norteia e encaminha as atividades desenvolvidas no espaço escolar. Com base em Veiga (2001), assinale a alternativa correta sobre a definição do PPP.
É formulado por meio de uma escrita rápida e pontual, para estipular as regras para o trabalho de cada novo membro da comunidade escolar que chega na instituição.
O projeto se dá de forma institucional e é responsabilidade da equipe diretiva escolar, que define os direitos e deveres de todos os envolvidos na escola.
Explicita uma filosofia conforme as diretrizes da educação nacional, sem mencionar o contexto e a realidade da escola para não infringir as normativas vigentes.
É um instrumento de trabalho coletivo, que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira, por quem e para chegar a que resultados.
O projeto, uma vez aceito por todos, não pode mais ser modificado, sob pena de invalidar o próprio processo democrático.