O projeto pedagógico de curso (PPC) é um documento educacional norteador e delineador das diretrizes, ementa, objetivos, metodologias e outros elementos essenciais na execução de um curso, em qualquer nível e modalidade. Alguns autores destacam a relevância da compreensão e aprimoramento desse importante instrumento educacional, que deve ser dinâmico e reflexivo, como base para o direcionamento e aperfeiçoamento contínuo dos processos educacionais. Libâneo e suas teorias ajudam-nos a refletir sobre a importância do planejamento da ação pedagógica na escola. Com base nas contribuições deste autor, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I- Destaca a alta relevância do PPC na concepção da prática pedagógica docente, ressaltando a importância da coerência entre os fundamentos teóricos e a efetivação das ações educativas.
II- Aborda o PPC como uma ferramenta secundária importante na efetivação da proposta pedagógica de um curso, evidenciando sua função prática na construção do conhecimento.
III - Em uma gestão escolar democrática, a participação da comunidade escolar é importante na construção do PPC, definindo, através do diálogo da coletividade, suas diretrizes, objetivos e funcionamento.
IV - O PPC é um instrumento teórico-metodológico que deve refletir o processo de organização do curso.
V- E um documento obrigatório e burocrático, que deve, necessariamente, refletir a realidade da instituição e do curso, fornecendo diretrizes claras para as ações pedagógicas, mesmo que, ao final, não sejam realizadas na sua completude.
VI- O PPC deve ser neutro em suas concepções e conter o significado social e político para as ações planejadas, refletindo criticamente as determinações a serem alcançadas, a médio e a longo prazos.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II, V e VI estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas III, IV e VI estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.