Ao contrário do que aconteceu na Europa, no Brasil, até o século XIX, praticamente não existiam instituições destinadas à educação da criança. Como vivíamos num meio rural, ainda era muito forte a concepção de quem deveria cuidar e educar seus filhos eram as mães.
(Mendes, 2015, p. 96.)
Em relação à história da educação infantil no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
Há registros de instituições formais de atendimento às crianças no Brasil por demanda das mães domésticas que não tinham com quem deixar seus filhos, principalmente após a Lei do Ventre Livre.
O surgimento de creches na Europa, principalmente, influenciou o surgimento de Jardins de Infância no Brasil, no final do século XIX, que consistiam em instituições públicas para atender às crianças da elite brasileira.
No século XX, mediante reivindicação dos trabalhadores das fábricas, foram instituídas as primeiras regulamentações oficiais de atendimento às crianças e foram ampliados o número de creches e escolas maternais no país.
A quantidade de creches e salas maternais no Brasil foi gradativamente ampliada no século XX e passou a atender todas as crianças com idade entre 0 a 5 anos, mas ainda em uma perspectiva de cuidar, preocupando-se pouco com o educar.