

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia a tirinha abaixo:

Fonte: https://www.instagram.com/tirinhadearmandinho/. Acesso em: 05 ago. 2023.
Tendo em vista uma formação omnilateral, a escola deve preparar o educando para o convívio em sociedade, para que, de forma consciente, ele tome decisões que influenciarão sua vida e a dos outros, já que nas interrelações nos construímos ao passo que influenciamos o meio em que vivemos. Embora seja importante o ensino dos conhecimentos sistematizados, devemos dar igual importância à democracia e à cidadania no contexto escolar, pois estas duas dimensões:
Precisam ser ensinadas em disciplinas específicas, devido a sua complexidade, subjetividade e abstração. Nesse sentido, devem ser exploradas pelas disciplinas de filosofia e de sociologia.
São conceitos interrelacionados que se integram em determinado ponto, constituindo modelos de conduta ética. Contudo, para o educando, a democracia se aprende nas eleições dos conselhos de escola e do grêmio estudantil.
Devem ser ensinados de forma distinta, pois a vivência da democracia envolve conhecimentos sobre como escolher bons candidatos, ao passo que cidadania diz respeito à escolha de se fazer o bem ou o mal ao próximo.
Estão interrelacionadas, haja vista que, para que haja aprendizagem da cidadania, é condição necessária vivenciar a democracia em seu cotidiano de forma crítica por meio de discussões regradas, que permitam o pensamento conjunto – concordar ou discordar – no âmbito do jogo democrático.