

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Há uma ideia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, de que Pedagogia é o modo como se ensina, o modo de ensinar a matéria, o uso de técnicas de ensino. O pedagógico aí diz respeito ao metodológico, aos procedimentos. Trata se de uma ideia simplista e reducionista.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
Para se contrapor a essa visão reducionista, o autor defende a Pedagogia como
um campo de procedimentos da humanidade para orientar uma ação educativa em que os agentes se relacionem dentro de uma comunidade em sua localização geográfica.
um campo do conhecimento científico que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo e da prática educativa concreta que se realizam na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana.
uma ação educativa, em relação ao método, como caminho a ser seguido para alcançar seus fins, o qual indica etapas e procedimentos que anunciam o lugar social almejado.
um fenômeno social e econômico, expressão de interesses em conflito na sociedade que intercambia o uso de técnicas e estratégias de ensino que podem modificar a atividade humana.