

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A alfabetização e o letramento são processos distintos, mas complementares, que devem ser considerados na prática pedagógica. Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem que reflete os desafios contemporâneos na alfabetização e no letramento.
Priorizar o ensino das letras e sílabas de forma mecânica, garantindo que todos os alunos desenvolvam a decodificação antes de qualquer prática social de leitura.
Focar exclusivamente na alfabetização inicial, adiando práticas relacionadas ao letramento para os anos finais do Ensino Fundamental.
Estimular a memorização de regras gramaticais antes de introduzir práticas relacionadas à compreensão de textos.
Integrar práticas de leitura e escrita em contextos sociais reais, valorizando a significação do aprendizado e o desenvolvimento de competências comunicativas.
Separar os processos de alfabetização e letramento em etapas distintas, uma vez que o ensino simultâneo pode confundir os alunos.