Imagem de fundo

Leia a situação hipotética abaixo.Maria, professora do 3º...

Leia a situação hipotética abaixo.


Maria, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, enfrenta dificuldades para ensinar frações a seus alunos, que apresentam níveis variados de compreensão. Enquanto alguns alunos conseguem identificar frações simples em materiais concretos, outros têm dificuldades em relacionar a ideia de "parte do todo" aos conceitos matemáticos.


Considerando esse contexto e as teorias de Piaget e Vygotsky, para promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a compreensão de frações, é necessário:


I. Utilizar materiais concretos, como pizzas e barras divisíveis, para ajudar os alunos a visualizar e manipular as frações, respeitando o estágio operatório concreto.

II. Propor atividades em que alunos mais experientes expliquem e demonstrem conceitos de frações para seus colegas, com a mediação da professora, promovendo a interação social como ferramenta de aprendizado.

III. Introduzir atividades que combinem representações concretas e abstratas, como resolver problemas que envolvam frações em gráficos e tabelas, ajustando o suporte pedagógico conforme as necessidades individuais dos alunos.

IV. Enfatizar a memorização para resolução de problemas com frações com o uso de regras e algoritmos de cálculo, garantindo a compreensão conceitual.

V. Substituir a mediação pedagógica por avaliações frequentes de desempenho, para um monitoramento contínuo da aprendizagem identificando lacunas, dispensando a necessidade de atividades exploratórias.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e III apenas.


B

I, II e IV apenas.


C

I, II, III e V apenas.


D

I, II e IV apenas.