Imagem de fundo

A Constituição Federal de 1988 trata de um importante aspecto da educação nacional, que...

A Constituição Federal de 1988 trata de um importante aspecto da educação nacional, que é o seu financiamento.


Assinale a alternativa que traz uma formulação correta quanto ao que se preconiza sobre o assunto no art. 212.


A

Os recursos destinados à educação devem priorizar a universalização à garantia de padrão de qualidade e equidade.


B

A aplicação obrigatória dos recursos descritos no art.212 devem incluir o pagamento de aposentadorias e de pensões.


C

Estados deverão aplicar anualmente, no mínimo, 25% da sua receita resultante de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino.


D

A autonomia das escolas garantida por lei proíbe o controle de suas atividades por normas de fiscalização, de avaliação e de controle das despesas.


E

A União deverá aplicar os recursos da educação exclusivamente em repasses aos Estados e Municípios, sendo vetada a sua aplicação direta.