Imagem de fundo

Bordignon e Gracindo (in.: Ferreira & Aguiar, 2002)...

Bordignon e Gracindo (in.: Ferreira & Aguiar, 2002) destacam alguns princípios, valores, prioridades e elementos de um processo de gestão democrática comprometido com a escola “cidadã”. Entre os valores e princípios apresentados pelos autores estão: a coerência entre o discurso e a prática; o eixo do poder situado no Conselho Escolar; e


A

o relacionamento na escola baseado no apego e na independência; a meta principal é a eliminação dos conflitos, e dá-se ênfase no ser e não no ter.


B

o paradigma positivista de educação, no qual a relação sujeito-objeto é vista de modo fragmentado, gerando relações mais horizontalizadas.


C

a definição das políticas de educação do município e da escola, respectivamente, pelo Plano Municipal de Educação e pelo Projeto Político-Pedagógico da escola.


D

a concepção estrutural-funcionalista da relação interpessoal, que identifica o sujeito como aquele que ensina e o objeto como quem aprende.


E

o enfoque fundamentado na objetividade e na racionalidade, com decisões centradas no diálogo, na ética, e em ações paternalistas.