Imagem de fundo

Sobre a valorização das diferenças individuais e o combate...

Instrução: Leia atentamente o texto e responda às questões 31 e 32.


O que é uma teoria do currículo? Quando se pode dizer que se tem uma “teoria do currículo”? Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo? O que distingue uma “teoria do currículo” da teoria educacional mais ampla? […] A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado. […] Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo?


(SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.)

Sobre a valorização das diferenças individuais e o combate à desigualdade nos currículos escolares, é correto afirmar que


A

a diferença não é uma característica natural, mas discursivamente produzida.


B

a cultura letrada é superior às demais culturas.


C

as diferenças culturais independem das relações de poder.


D

a existência de um currículo nacional único combate as desigualdades sociais.