Imagem de fundo

A gestão pedagógica de espaços digitais como a sala de...

A gestão pedagógica de espaços digitais como a sala de informática escolar implica uma concepção ampliada de integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ao currículo. Com base em autores como José Moran, Lucia Santaella, Pierre Lévy e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o uso das TDICs, assinale a alternativa que melhor expressa essa abordagem.


A

A organização da sala de informática como espaço pedagógico exige intencionalidade didática, integração curricular interdisciplinar e mediação reflexiva das práticas de letramento digital.


B

A gestão da sala de informática deve priorizar a manutenção de hardware e a atualização de softwares, com uso eventual mediante solicitação dos professores interessados.


C

A operacionalização da sala de informática pode ocorrer de forma autônoma, mediante a atuação de monitores ou técnicos, sem necessidade de envolvimento pedagógico direto.


D

O uso da sala de informática deve ser orientado por critérios de eficiência tecnológica e tempo de exposição digital, independentemente dos objetivos de ensino.


E

A utilização de recursos digitais deve ocorrer de forma extracurricular, a fim de preservar a organização tradicional do currículo e evitar sobreposição de conteúdos disciplinares.