Imagem de fundo

“Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação...

“Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, [...]” (BNCC, 2018, p. 36).


A partir da concepção de educar e cuidar, avalie as afirmações a seguir sobre as competências e o compromisso do Educador Infantil:


I. Exercer a docência, transmitindo os conteúdos pertinentes de forma integrada, proporcionando à criança o desenvolvimento físico, psicomotor, intelectual e emocional.

II. Exercer atividades de cuidados higiênicos e de saúde à criança.

III. Colaborar com as atividades de articulação da escola com a família e a comunidade.

IV. Planejar e operacionalizar o processo de ensino e aprendizagem e de avaliação de acordo com o proposto nas diretrizes pedagógicas.


É correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

I, II, III e IV.


E

II, apenas.