Imagem de fundo

Cipriano Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar...

Cipriano Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar (2011) defende que a avaliação da aprendizagem escolar deve ter caráter formativo, estando a serviço da melhoria contínua do processo educativo e da aprendizagem dos estudantes.


Com base nessa concepção, assinale a alternativa que expressa corretamente o objetivo central da avaliação da aprendizagem escolar:


A

Estabelecer uma hierarquia de desempenho entre os alunos, permitindo identificar os melhores e piores resultados na turma.


B

Aplicar sanções ou restrições aos estudantes que apresentem condutas ou desempenhos abaixo do esperado.


C

Produzir informações diagnósticas que orientem decisões e intervenções pedagógicas voltadas à melhoria do ensino e da aprendizagem.


D

Determinar, a partir de resultados numéricos, a aprovação ou reprovação do estudante ao final de um período letivo.


E

Mensurar o rendimento escolar com base na comparação estatística entre grupos de estudantes.