

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A partir das contribuições de Emilia Ferreiro no campo da psicogênese da linguagem escrita, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta em relação aos princípios epistemológicos e pedagógicos que orientam sua concepção de alfabetização.
A alfabetização, segundo a perspectiva psicogenética, deve priorizar a superação dos erros ortográficos por meio de estratégias corretivas, uma vez que a estabilização do sistema normativo é condição para o letramento funcional e para o domínio da linguagem padrão.
A proposta de Ferreiro valoriza o ensino sistemático da correspondência entre fonemas e grafemas como base para o desenvolvimento da consciência fonológica, compreendendo que a decodificação precisa preceder a construção de significados na aprendizagem da leitura.
A abordagem psicogenética propõe que a escrita não é ensinada por transmissão direta, mas construída pela criança como objeto de conhecimento, em uma trajetória marcada por hipóteses sucessivas sobre o funcionamento do sistema alfabético, com base em sua inserção social e nas interações significativas com portadores reais de texto.
A teoria de Ferreiro se aproxima do behaviorismo moderado, ao enfatizar o papel da repetição e do reforço na internalização do código escrito, considerando a automatização dos grafemas e a memorização de padrões como etapas essenciais para o avanço na leitura e na escrita.