

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo a perspectiva freireana da educação problematizadora, o coordenador pedagógico deve atuar como mediador na construção de uma práxis transformadora. Nesse contexto, qual das alternativas expressa a relação dialética entre teoria e prática na coordenação pedagógica?
A função coordenativa limita-se à transmissão de conhecimentos teóricos consolidados, cabendo aos professores a responsabilidade pela prática pedagógica.
A práxis coordenativa pressupõe a reflexão crítica sobre a ação educativa, gerando novos conhecimentos que retroalimentam e transformam tanto a teoria quanto a prática.
A coordenação deve priorizar a aplicação mecânica de teorias pedagógicas validadas cientificamente, garantindo a uniformização das práticas docentes.
O coordenador deve estabelecer uma dicotomia clara entre momentos de reflexão teórica e momentos de ação prática, evitando sobreposições conceituais.