Imagem de fundo

Considerando-se as teorias construtivistas da aprendizagem...

Considerando-se as teorias construtivistas da aprendizagem, pode-se destacar o biólogo Jean Piaget como um teórico relevante do campo de estudos do desenvolvimento e da aprendizagem. Sobre os conceitos centrais da teoria piagetiana, assinalar a alternativa CORRETA:


A

A aprendizagem se dá por estímulo, reforço, condicionamento e treino, ou seja, a aprendizagem é reforçada a partir da mediação do outro com auxílio do comportamento verbal.


B

O processo de aprendizagem ocorre a partir da interação sócio-histórico-cultural do sujeito que, por meio das relações, amplia e modifica suas funções mentais elementares para funções mentais superiores.


C

À medida que o sujeito interage com o ambiente, ele vai acomodando o conteúdo novo, procurando entendê-lo ao passo que faz relações com os esquemas que já tem sobre o assunto. Dessa forma, quando o novo conhecimento proporciona alterações sobre o seu conhecimento, ocorre a assimilação.


D

A adaptação, fundamental para a aprendizagem, provém de um equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação.