Imagem de fundo

Uma professora de 2º ano do Ensino Fundamental percebe que...

Uma professora de 2º ano do Ensino Fundamental percebe que seus alunos cometem erros recorrentes ao escrever palavras foneticamente. Em reunião pedagógica, ela afirma: "Esses erros não devem ser corrigidos de imediato, pois fazem parte de uma lógica própria de pensamento da criança, que se apoia em hipóteses sobre o sistema de escrita". A fala da professora está fundamentada:


A

Na teoria do condicionamento, em que a correção imediata dos erros assegura a fixação do comportamento adequado.


B

No entendimento de que a escrita se organiza unicamente a partir da memorização de regras, cabendo ao docente reforçar constantemente a ortografia correta.


C

Na visão de que o erro é um indicador de fracasso, devendo ser evitado desde os primeiros contatos com a escrita.


D

Na concepção construtivista, que considera o erro como parte constitutiva do processo de elaboração do conhecimento pela criança.