Imagem de fundo

Maria Helena é uma profissional de apoio aos alunos com...

Maria Helena é uma profissional de apoio aos alunos com deficiência numa escola pública de ensino fundamental. Ao chegar para exercer a função, pensou que acompanharia o aluno somente nas aulas, dentro da sala. A gestão da escola orientou-a que deveria acompanhar o aluno nas aulas regulares, bem como nos intervalos, durante a merenda, nas idas ao banheiro e em toda e qualquer locomoção. De acordo com a Resolução CNE/CEB 4/2009, que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, essa orientação está:


A

Errada, pois a profissional deve atender o aluno somente em sua locomoção.


B

Certa, pois os profissionais de apoio, devem atuar no apoio do aluno, principalmente às atividades de alimentação, higiene e locomoção.


C

Errada, pois a profissional de apoio deve acompanhar o aluno somente nas atividades que desenvolverem habilidades cognitivas.


D

Certa, pois a profissional deve apenas atender a solicitação da diretora, independente do que a resolução regulamenta.


E

Errada, pois a profissional de apoio deve atuar somente no auxílio a higiene do aluno.