Imagem de fundo

A Educação em Direitos Humanos na Educação Básica dispõe de...

A Educação em Direitos Humanos na Educação Básica dispõe de princípios norteadores, no sentido de contribuir com os sistemas de ensino e suas instituições de educação na elaboração das suas respectivas propostas pedagógicas. Assinale a alternativa que NÃO contém um desses princípios.


A

A Educação em Direitos Humanos deve ser um elemento suplementar e secundário da educação básica e deve ser praticado fora do período de aulas regulares.


B

A Educação em Direitos Humanos deve orientar a formação inicial e continuada dos(as) profissionais da educação, a elaboração do projeto político pedagógico, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação das aprendizagens.


C

A prática escolar deve ser orientada para a Educação em Direitos Humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.


D

Os(as) estudantes devem ser estimulados(as) para que sejam protagonistas da construção de sua educação, com o incentivo, por exemplo, do fortalecimento de sua organização estudantil em grêmios escolares e em outros espaços de participação coletiva.


E

Participação da comunidade educativa na construção e efetivação das ações da Educação em Direitos Humanos.