Imagem de fundo

Para ensinar sobre "o mundo físico e natural" (Ciências da...

Para ensinar sobre "o mundo físico e natural" (Ciências da Natureza) para o 1º ano, a professora deseja abordar o tema "plantas". Qual prática pedagógica é mais coerente com uma abordagem investigativa e de letramento científico nesta fase?


A

Exibir um vídeo completo sobre a fotossíntese, com todos os termos técnicos (clorofila, xilema), e aplicar uma prova escrita sobre os nomes das partes da planta.


B

Ler um capítulo do livro didático que descreve as plantas e pedir que os alunos copiem o resumo do quadro para o caderno, ilustrando com um desenho.


C

Organizar uma "horta" na escola (mesmo que em vasos) onde os alunos possam plantar sementes, observar, regar e registrar o crescimento (com desenhos, medições simples e escrita de suas hipóteses), formulando perguntas sobre o que a planta precisa para viver.


D

Pedir que cada aluno traga uma planta de casa e apenas a observe crescer ao longo do ano, sem intervenção ou registro, focando apenas no cuidado afetivo.