

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A presença das Ciências da Natureza no currículo do Ensino Fundamental relaciona-se à formação integral dos estudantes em uma sociedade marcada pelo avanço científico e tecnológico. Considerando essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O mesmo desenvolvimento científico e tecnológico que resulta em novos ou melhores produtos e serviços também pode promover desequilíbrios na natureza e na sociedade.
II. Para debater e tomar posição sobre temas contemporâneos, são imprescindíveis tanto conhecimentos éticos, políticos e culturais quanto científicos.
III. A presença da área de Ciências da Natureza na educação formal justifica-se exclusivamente pela necessidade de formar profissionais para o setor industrial e tecnológico.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Durante uma aula de Ciências, o professor pergunta aos alunos: "O que uma planta precisa para sobreviver?". As crianças apresentam diferentes hipóteses, afirmando que a planta precisa de água, luz, terra ou até algodão molhado, prática comum em atividades de germinação de feijão nas escolas. A partir dessas hipóteses, o professor propõe testar algumas ideias, como colocar uma planta no claro e outra no escuro, uma com água e outra sem água, incentivando os alunos a observar os resultados.
Considerando as metodologias de ensino de Ciências e o papel da investigação no processo de aprendizagem, julgue os itens a seguir:
I.A atividade descrita estimula a formulação de hipóteses e a experimentação, características de abordagens investigativas no ensino de Ciências.
II.O professor deve orientar os alunos apresentando a explicação científica correta, de modo a evitar interpretações equivocadas durante a atividade.
III.A comparação entre plantas submetidas a condições diferentes permite aos alunos observar relações de causa e efeito em fenômenos naturais.
IV.A proposição de experimentos simples em sala de aula contribui para o desenvolvimento de habilidades investigativas e do pensamento científico.
É CORRETO o que se afirma em:
II e III apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
I e II apenas.
Uma professora de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental II está planejando uma aula sobre ecossistemas. Ela quer que os alunos compreendam a importância da biodiversidade e como as ações humanas afetam os ecossistemas. Qual estratégia correta de ensino para alcançar esse objetivo?
Fazer uma palestra sobre os conceitos de ecossistemas e biodiversidade.
Pedir aos alunos que façam um desenho de um ecossistema e identifiquem os componentes.
Realizar uma saída de campo para observar um ecossistema local e discutir as ações humanas que o afetam.
Solicitar que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre ecossistemas e apresentem um trabalho escrito.
A área de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental busca promover a aproximação dos estudantes aos conhecimentos científicos e aos modos de produção da ciência. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.
O ensino de Ciências da Natureza deve priorizar a memorização de conceitos científicos, sem necessidade de contato com procedimentos de investigação.
A aprendizagem em Ciências da Natureza restringe-se ao estudo dos conhecimentos produzidos na atualidade, dispensando a compreensão de sua construção histórica.
O principal objetivo da área de Ciências da Natureza é transmitir explicações prontas sobre fenômenos naturais, evitando questionamentos e formulação de hipóteses pelos estudantes.
Os processos de investigação científica são conteúdos destinados exclusivamente às etapas mais avançadas da escolarização, não sendo apropriados para o Ensino Fundamental.
A área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.
No campo do ensino de Ciências nos anos iniciais, diferentes correntes teóricas discutem o papel da investigação e da experimentação como estratégias para a construção do pensamento científico escolar. Considerando as discussões presentes na BNCC e na literatura especializada sobre alfabetização científica e ensino por investigação, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
A experimentação escolar busca tornar visíveis propriedades dos fenômenos naturais por meio de procedimentos conduzidos pelo professor, assegurando que os estudantes acompanhem a sequência de etapas previstas para compreender as regularidades observadas.
A investigação científica escolar envolve atividades de exploração de fenômenos naturais acompanhadas de discussões coletivas, nas quais interpretações formuladas pelos estudantes são progressivamente organizadas com base em referenciais conceituais.
A investigação em Ciências organiza situações nas quais perguntas, observações e interpretações orientam a exploração de fenômenos naturais, permitindo que estudantes reformulem explicações a partir do confronto entre ideias e evidências.
A experimentação em Ciências nos anos iniciais permite que os estudantes observem transformações e relações entre fenômenos naturais, ampliando interpretações construídas durante atividades que articulam linguagem, observação e comparação.
A prática investigativa em Ciências favorece a aproximação entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico, ao promover atividades nas quais os estudantes articulam descrições empíricas com conceitos apresentados progressivamente pelo professor.
O ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental I deve promover a compreensão do mundo natural e o desenvolvimento do pensamento científico desde os primeiros anos escolares.
Com base na Base Nacional Comum Curricular e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assinale a alternativa correta:
O ensino de Ciências deve priorizar a memorização de conceitos científicos, sem necessidade de atividades práticas ou contextualização.
O ensino de Ciências Naturais deve ser restrito aos anos finais do Ensino Fundamental, pois crianças pequenas não conseguem compreender fenômenos científicos.
O ensino de Ciências deve favorecer a investigação, a curiosidade, a observação e a compreensão dos fenômenos naturais, relacionando-os ao cotidiano dos alunos.
O ensino de Ciências deve ser separado da realidade dos estudantes, priorizando conteúdos abstratos e teóricos desde os primeiros anos.
A avaliação no ensino de biologia deve
I ser contínua.
II considerar atitudes, entre outros aspectos.
III priorizar os trabalhos experimentais em laboratório.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Sobre os conteúdos e práticas de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa CORRETA.
Os conteúdos de Ciências devem possibilitar aos estudantes a observação, a investigação, a experimentação e a construção de explicações acerca dos fenômenos naturais, articulando conhecimentos científicos ao cotidiano.
As práticas pedagógicas em Ciências estruturam-se predominantemente pela operacionalização técnica das informações curriculares, enfatizando a estabilidade conceitual e a reprodução sistemática dos referenciais experimentais instituídos.
O ensino de Ciências nos Anos Iniciais fundamenta-se na racionalização procedimental das experiências investigativas, priorizando mecanismos de segmentação metodológica e uniformização das interpretações científicas escolares.
A organização dos conteúdos científicos caracteriza-se pela centralização expositiva das práticas docentes, reduzindo a participação ativa dos estudantes e a problematização contextualizada das experiências formativas.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, um professor está trabalhando com o conceito de cadeia alimentar. Ele mostrou aos alunos a fotografia de uma anta, que é um animal herbívoro, sendo assim classificado porque:
Alimenta-se apenas de vegetais.
Alimenta-se de vegetais e pequenos animais.
Vive no meio da floresta.
Vive na água.
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) apresenta a organização curricular para o ensino fundamental através das áreas de conhecimento. Assinale a alternativa que mostra um objetivo da área de ciências da natureza.
Promover a capacidade de expressar ideias, sentimentos e opiniões de diversas formas.
Estudar e explicar fenômenos relacionados à vida, matéria, energia, terra e universo.
Estimular o pensamento analítico e capacidade de estabelecer relações e padrões.
Buscar entender as relações entre ser humano, natureza e espaço.
Discutir valores humanos como solidariedade, respeito, justiça e convivência social.
No ensino investigativo de Ciências da Natureza, a relação entre uma pergunta, os procedimentos escolhidos, as evidências e a explicação científica precisa respeitar a natureza do problema. Para concretizar essa articulação, o trabalho pedagógico deve:
formular uma hipótese inicial, selecionar evidências convergentes, repetir observações favoráveis e analisar resultados divergentes depois da comunicação das conclusões.
realizar experimento com controle de variáveis em qualquer investigação, utilizando observações, documentos e modelos como recursos preparatórios para a comprovação.
apresentar a explicação científica, organizar uma atividade prática para confirmá-la e utilizar as respostas dos estudantes como evidência de aprendizagem.
formular questão investigável, escolher procedimentos compatíveis, organizar registros, comparar evidências, considerar incertezas e revisar modelos e explicações diante dos resultados.
construir modelos visualmente semelhantes ao fenômeno, tomando a fidelidade da representação como principal critério para validar as conclusões produzidas.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o ensino de Ciências da Natureza possibilita aos estudantes investigar características dos seres vivos, compreender aspectos relacionados ao corpo humano e estabelecer relações entre hábitos cotidianos, ambiente e manutenção da saúde. Essas aprendizagens devem favorecer investigação, reflexão e aplicação dos conhecimentos em situações próximas da realidade. Nesse contexto, analise as assertivas a seguir.
I. O estudo dos seres vivos pode envolver a observação de suas características, necessidades e relações estabelecidas com o ambiente.
II. O estudo do corpo humano pode contribuir para que os estudantes reconheçam características individuais e desenvolvam atitudes de respeito às diferenças entre as pessoas.
III. A abordagem da saúde nos anos iniciais deve concentrar-se na identificação das estruturas do corpo
humano, deixando a discussão sobre hábitos e cuidados pessoais para ações específicas da área da saúde.
IV. As práticas pedagógicas podem relacionar conhecimentos científicos a hábitos de higiene, alimentação, atividade física e outros cuidados associados à manutenção da saúde.
V. A investigação das condições necessárias à vida pode favorecer a compreensão das relações entre os seres vivos, os recursos disponíveis no ambiente e os cuidados necessários à preservação da vida e da saúde.
É correto o que se afirma em:
II e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I e III apenas.
IV, apenas.
Nos anos finais da educação fundamental, a distribuição volta ao modelo antigo, com biologia nos três primeiros anos e física/química apenas no 9º ano de acordo com o currículo em movimento do Distrito Federal.
Certo
Errado
A dimensão investigativa em biologia se limita ao uso de instrumentos de medida em laboratório, não contemplando pesquisas de campo ou elaboração de argumentos.
Certo
Errado
Durante uma aula de Ciências, a professora Sílvia propôs que os alunos criassem um material explicando, em duplas, o ciclo da água. Para isso, utilizaram um aplicativo que permite personalizar textos, adicionando gráficos, gravações de voz e vídeos a um projeto. Os alunos usaram desenhos, mapas interativos, narração com efeitos sonoros e diferentes recursos audiovisuais. Ao final, a turma compartilhou seus trabalhos e discutiu o uso das linguagens presentes.
Com base na proposta de Rojo (2012), a prática realizada por Sílvia está relacionada a
uma atividade interdisciplinar voltada à fixação de conteúdos, com foco na repetição de conceitos em diferentes formatos.
uma dinâmica de motivação lúdica, que valoriza a criatividade dos alunos sem exigir aprofundamento conceitual.
um modismo pedagógico, que incorpora a tecnologia na atividade escolar sem um uso estratégico e com propósito genuinamente educativo.
um recurso de apoio à nova alfabetização técnica, que prioriza o uso da tecnologia em lugar da tradicional escrita manual.
uma abordagem alinhada aos multiletramentos, que envolve produção com novas ferramentas e leitura crítica de múltiplas linguagens.
Sobre o papel da área de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, analise as afirmativas abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correta.
I. A área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história.
II. O ensino de Ciências da Natureza deve se limitar à memorização de conceitos e fatos isolados, sem abordar processos ou práticas científicas.
III. A área de Ciências da Natureza deve aproximar gradativamente os alunos aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.
I, II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I está correta.
Para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza, os conhecimentos científicos produzidos ao longo da história da humanidade devem fazer parte do percurso formativo dos estudantes, por meio de uma aproximação gradativa com o método científico. Dessa forma, espera-se que os estudantes sejam letrados cientificamente, ou seja, que:
Observem fenômenos e resolvam problemas apontados nos materiais didáticos a partir de propostas de ensino baseadas no questionamento.
Observem e interpretem situações cotidianas tendo como referência as exposições e discussões do processo de ensino.
Observem situações cotidianas tendo como referência as exposições e discussões do processo de ensino.
Interpretem fenômenos e resolvam problemas cotidianos a partir de propostas de ensino baseadas nas exposições e discussões do processo de ensino.
Interpretem fenômenos e resolvam problemas cotidianos a partir de propostas de ensino baseadas no questionamento e na investigação.
No processo de aprendizagem de Ciências da Natureza, espera-se que sejam alcançadas competências específicas. A esse respeito, analise as sentenças a seguir:
I.Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
II.Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
III.Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos apenas ao mundo natural, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
IV.Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos e práticas demonstrativas, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho; continuar aprendendo; e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
A abordagem conceitual e metodológica de fenômenos físicos, químicos, biológicos e geológicos nos anos iniciais do ensino fundamental pressupõe o compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que
tem como foco o planejamento e a realização de atividades de campo (experimentos, observações, leituras, visitas, ambientes virtuais etc.).
propõe hipóteses.
apresenta, de forma sistemática, dados e resultados de investigações.
consiste em participar de discussões de caráter científico com colegas, professores, familiares e comunidade em geral.
envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências.
No Brasil, as atividades práticas são fundamentais para atingir os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino de Ciências. Elas promovem investigação, comunicação e debate de fatos e ideias por meio de observação, experimentação e comparação de fenômenos. Além disso, incentivam atitudes como curiosidade, respeito à diversidade de opiniões e persistência na busca de informações (BRASIL, 2000). A observação e a experimentação devem incluir fontes variadas, como textos informativos e projetos desenvolvidos em contextos problematizadores.
Sobre o desenvolvimento de atividades práticas e experimentais em Ciências, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
(__)Quando o professor compreende que as atividades práticas são essenciais para a aprendizagem em Ciências, tende a planejar sua implementação na escola e a adotar medidas para superar obstáculos que possam surgir.
(__)As atividades práticas não oferecem aprendizagens significativamente diferentes das aulas teóricas, e não é obrigação exclusiva do professor ou da escola proporcionar esse tipo de experiência ao aluno.
(__)O uso de atividades experimentais propostas como problemas a serem resolvidos não deve ser levado em consideração nas pesquisas em Ensino de Ciências que requerem atividades práticas.
Fonte: ANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa de; MASSABNI, Vânia Galindo. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & educação, v. 17, n. 04, p. 835-854, 2011 (modificado).
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
V, F, F.
V, F, V.
F, F, V.
V, V, V.