Imagem de fundo

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, especialmen...

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, especialmente no que dispõe o artigo 32, o Ensino Fundamental constitui uma etapa obrigatória da Educação Básica e tem como finalidade garantir a formação essencial do educando. Considerando os objetivos dessa etapa de ensino, assinale a alternativa CORRETA:


A

Substituir a educação familiar no desenvolvimento moral da criança, atribuindo à escola a responsabilidade integral pela formação ética, afetiva e comportamental do educando.


B

Priorizar exclusivamente a preparação técnica para o trabalho, direcionando o currículo para a formação profissional imediata, sem considerar aspectos culturais, sociais e éticos do processo educativo.


C

Desenvolver a formação básica do cidadão, assegurando o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, bem como a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade.


D

Antecipar de forma intensiva e sistemática os conteúdos próprios do Ensino Médio, priorizando o rendimento acadêmico e a aceleração curricular em detrimento do desenvolvimento integral do estudante.