

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em relação ao Cesto dos Tesouros e o Brincar Heurístico, assinale a alternativa INCORRETA.
O educador atua como um arquiteto de ambientes potencializadores, abdicando do protagonismo direto para assumir o papel de observador reflexivo.
O Brincar Heurístico introduz uma dimensão relacional e combinatória entre os objetos, inaugurando rudimentos do pensamento simbólico e da resolução de problemas.
A seleção e organização dos materiais pelo adulto configuram uma mediação cultural, criando uma zona de desenvolvimento proximal, conforme a teoria de Jean William Fritz Piaget.
A premissa central de Elinor Goldschmied, sistematizadora das práticas, é compreender o bebê como um “pesquisador competente”, cuja curiosidade inata é o motor do aprendizado.
Nesse contexto a criança é reconhecida e validada como um agente epistêmico, um construtor ativo do seu conhecimento sobre o mundo.