Imagem de fundo

Considerando os objetivos de aprendizagem propostos na Base...

Considerando os objetivos de aprendizagem propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados ao pensamento computacional, à cultura digital e à interação com artefatos tecnológicos na Educação Infantil, conforme discutido por Araújo, Pires e Rocha (2025), em consonância com as práticas pedagógicas propostas para essa etapa da Educação Básica é CORRETO afirmar que :


Fonte: ARAÚJO, Fabiola Pantoja Oliveira; PIRES, Yomara Pinheiro; ROCHA, Julciane Castro da. Fundamentos da educação digital no Brasil. Campo Grande – MS, Editora da UFMS, 2025.


A

o desenvolvimento da consciência sobre cultura digital na Educação Infantil exige necessariamente o contato contínuo com jogos adequados à faixa etária, disponíveis online para direcionar e orientar para uso consciente.


B

atividades em que a criança descreve sequências de ações do cotidiano, do tipo explicar passo a passo como escovam os dentes, podem favorecer a compreensão de lógica sequencial e algoritmos.


C

a identificação de padrões por meio de características como cor, quantidade e tamanho pode contribuir para o desenvolvimento inicial do pensamento computacional, desde que sejam explorados através de dispositivos digitais.


D

o trabalho com cultura digital na Educação Infantil deve priorizar exclusivamente brinquedos desplugados que representam dispositivos digitais do universo adulto.


E

a decomposição de problemas na Educação Infantil envolve a segmentação de conteúdos em etapas progressivas de ensino, também para desenvolver habilidades relativas ao pensamento computacional, com o objetivo de adaptar a complexidade conceitual ao nível de desenvolvimento das crianças.