

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
No 1º ano, ao trabalhar com uma tirinha (fala + imagem), o professor quer articular alfabetização, letramento e o uso de linguagens visuais/digitais. Para isso, ele precisa
explorar o gênero tirinha e sua compreensão global e, em outro momento, sistematizar o SEA com exercícios graduados de correspondência som-letra.
planejar leitura e produção do gênero com finalidade real, intervindo no SEA durante a escrita e a revisão, tratando os recursos visuais/digitais como parte constitutiva do sentido do texto.
priorizar práticas de interpretação e debate sobre a tirinha, porque o avanço no SEA ocorrerá pelo contato frequente com textos variados.
incorporar ferramentas digitais (ditado, corretor, teclado) para ampliar a produção textual, deixando a reflexão sobre o funcionamento do SEA para uma etapa posterior.
conduzir uma reescrita coletiva “modelo”, garantindo convencionalidade (ortografia/pontuação) antes de retomar produções autorais individuais.