Imagem de fundo

Segundo Gadotti (2013, p. 11) "[...] nos formamos para a...

Segundo Gadotti (2013, p. 11) "[...] nos formamos para a participação participando, enfrentando os desafios técnicos e políticos da participação [...] Gestão democrática tem a ver com autonomia e participação." Na perspectiva da assertiva do autor, é possível compreender o Projeto Pedagógico de Curso como:


A

Um documento rígido, construído coletivamente, demarcador das hierarquias institucionais e das funções a cumprir para o alcance do bem comum.


B

Um documento vivo e flexível, que permite e convida os atores envolvidos na comunidade acadêmica para participar, discutir e deliberar sobre os assuntos da instituição, tornando-se um instrumento promotor da autonomia e fortalecedor da gestão democrática nos espaços educacionais.


C

Um documento fechado em si mesmo, para cumprir atos normativos e de regulação institucional.


D

Um documento que compõe a documentação pedagógica, para fins de acompanhamento e avaliação da gestão universitária.


E

Um documento vivo e flexível, construído pela equipe diretiva, para fins de atendimento ao Plano de Desenvolvimento Institucional.