Imagem de fundo

Sobre a avaliação da aprendizagem como processo contínuo e...

Sobre a avaliação da aprendizagem como processo contínuo e formativo, pode-se dizer que


A

é incomum que apareçam dificuldades que possam atrapalhar a aprendizagem. Por isso não há necessidade de se encontrar novos caminhos e pensar novas estratégias que contribuam para superação de possíveis dificuldades.


B

auxilia o aprendizado do aluno, regula as práticas docentes e apresenta informações aos dois envolvidos no processo: o professor, que poderá rever suas ações pedagógicas e o aluno, que tomará consciência de suas dificuldades e, poderá reconhecer e corrigir seus erros.


C

é entendida como uma forma de acompanhar o processo ensino e aprendizagem, que busca reunir continuamente informações objetivando que o professor perpetue seu modo de agir com os alunos.


D

é necessário superar as barreiras e reconhecer o professor como um ser detentor do conhecimento e que não precisa se analisar e analisar suas práticas.


E

deve-se evitar realizá-la na prática diária, desprezando seu potencial informativo, formativo e regulador, tornando a avaliação um ato burocrático a mais, podendo não fazer sentido à sua prática e, consequentemente, para seus alunos.