

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Observe a história abaixo:
"A casa pode cair, o circo pegar fogo, o mundo virar de cabeça para baixo... Carlos não está nem aí... Ele fica o tempo todo mexendo as mãos em volta de um brinquedo que só ele pode ver. Acho que Carlos não vê, não ouve e não compreende o mundo de cá. E no seu mundo, que parece tão diferente do nosso, ele não deixa ninguém entrar. Já tentei bater à porta de seu mundo, mas de nada adiantou. Ele nunca quis atender... Ele não diz, mas acho que aquele mundo é só seu e ninguém pode entrar... Às vezes fico pensando, pensando... Será que no mundo de Carlos existem brinquedos iguais aos meus? Será que eu, você e todos nós já não estamos morando lá e por isso ele não nos deixa entrar? Não, não dá para saber. Mas, um dia, eu ainda vou tirar todos os cadeados do mundo de Carlos, e aí vamos brincar de verdade, sem nos importarmos em que mundo estamos. Nesse dia, as fechaduras da mente não terão mais segredos e todos seremos muito felizes. Enquanto isso não acontece faço uma promessa: seu mundo eu vou respeitar."
Fonte: MACHADO; MAZARRO (2008) apud LYRA, Glaciene Januário Hottis; SOUPER, Hévilla Moyara. Transtornos Globais do Desenvolvimento na escola. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n. 10, 2013.
A história apresentada retrata um comportamento típico observado em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando essa condição clínica, assinale a alternativa que apresenta uma marca comportamental importante e frequentemente observada nesse quadro:
Tendência ao isolamento.
Participação constante em atividades de grupo.
Adaptação imediata às mudanças na rotina escolar.
Engajamento constante em atividades compartilhadas.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.